Gratidão – A Prática que Transforma

Não é difícil encontrar sobre esse tema hoje em dia.

Gratidão é uma das hagtags mais usadas atualmente no mundo digital, o que resulta em um grande movimento #gratidão

Será que é só um movimento e vai passar?

A gratidão não é apenas um movimento passageiro, é algo que deve ser permanente em nossas vidas, um comportamento diário que é transformador.

Se por um lado a gratidão transforma nossas vidas de maneira positiva, a reclamação é algo transformador também, só que de maneira extremamente negativa.

Já parou para pensar que reclamar é clamar duas vezes? Toda vez que você reclama de algo que você não tem, ou algo de ruim que aconteceu, está clamando para que aconteça de novo.

Pode observar na sua vida, quantas vezes reclamou de algo e aquilo voltou a acontecer, e aconteceu de novo e de novo, cada vez com mais intensidade?
Então está na hora de abandonar esse hábito se você deseja atrair as coisas certas para sua vida.

Vamos descobrir o que a gratidão pode fazer na sua vida.

Continue lendo este artigo para você mudar de vez a sua maneira de agir.
A gratidão é o hábito de reconhecer e valorizar o que é bom na vida. Certamente existe uma lista bem grande de coisas pelas quais você deveria ser grato agora mesmo.

Existem testemunhos de pessoas que receberam cura de doenças, porque ao invés de reclamar e atrair mais daquilo sobre si, resolveram agradecer por todos os aprendizados que estavam obtendo naquele momento difícil e assim receberam a cura.

Na realidade, é uma mudança de mentalidade. Não é só uma questão de dizer obrigado, é uma mudança de postura mental, um sentimento, uma sensação de satisfação.

E por favor não entenda satisfação com acomodação. Estar satisfeito com o que tem não tem impede de correr atrás daquilo que quer. O grande empresário brasileiro, Flávio Augusto da Silva, diz uma frase muito apropriada para ser escrita aqui:” Satisfeito sempre. Conformado nunca”. Ser grato não é ser conformado.

Outro ponto a se observar é que pessoas gratas são mais propensas a gentileza.

Já viu alguma pessoa que é gentil ser ingrata? Aposto que não. Isso porque pessoas gratas veem o que é bom e tudo e em todos e são mais prontas a sorrir, a retribuir e uma corrente de empatia é construída. Mas como uma coisa se relaciona com a outra? Você deve ter pensado.

É simples, uma pessoa com o coração grato se sente bem com qualquer atitude boa que seja feita a ela, então dessa forma seu sentimento é de reciprocidade, ser gentil é uma forma de agradecer ao outro por uma atitude de ajuda, uma informação, ou qualquer coisa dessa natureza, por isso a vela e conhecida frase “ gentileza gera gentileza” também pode ser usada como “gratidão gera gratidão”. Um tremenda corrente do bem, não é mesmo?


Estudos mostram que a gratidão torna as pessoas mais felizes e isso impacta sua saúde física e mental.

Pessoas gratas cuidam melhor do corpo pois sentem mais facilidade nos exercícios físicos e em ter uma alimentação saudável pois entendem que seu corpo é a casa do seu espírito e da alma e cuidam bem dessa morada. Da mesma forma com sua mente. A gratidão diminui muito os números de doenças emocionais como depressão e ansiedade e até o estresse.

Pesquisa apontam para uma relação entre a gratidão e felicidade. Por sempre verem o lado bom das coisas, valorizarem o que possuem na vida , pessoas gratas são muito menos ansiosas, pois sempre sabem que o que tem é suficiente. Cabe citar aqui a famosa apresentadora americana, Oprah Winfrey onde ela diz “Seja grato pelo que você tem; isto irá te trazer mais. Se você se concentra naquilo que não tem, você nunca terá o suficiente”


Agradecer pelo que temos de positivo e de alegre na vida é bem fácil.

Mas o hábito da gratidão deve se estender também aos momentos não tão bons assim, diria que até os momentos difíceis mesmo, de dor, de perda “Em tudo dai graças”, porque o simples ato de ser grato mesmo em meio a uma situação dolorosa faz você observar todas as coisas que aprende com ela.

Na realidade, pessoas gratas são focadas na solução, no aprendizado e nunca no problema em si, porque sabem que tudo onde colocam seu foca se expande. Então se tudo que se foca se expande, então é melhor que o foco esteja nas soluções.

Uma outra relação entre gratidão e felicidade é que pessoas que escolhem viver em gratidão se preocupam com sua própria vida, com seus sonhos e projetos e não se incomodam em saber sobre a vida dos outros. A propósito, a gratidão leva as pessoas a conversar sobre ideias, projetos e nunca sobre pessoas. O que faz com sejam mais felizes.


É importante observar que a grande maioria das pessoas, estão ligadas no piloto automático.

Passam as horas, os dias, a estações e tudo parece sempre igual. As mesmas situações, as mesmas crises, se esquecem de olhar o momento e de ser grato.

A primeira coisas que você que deseja desenvolver esse hábito precisa mudar é sair do piloto automático. Não é uma tarefa fácil, principalmente se você vive nesse ritmo hipnótico há muito tempo, mas se deseja começar a praticar a gratidão saia desse ritmo agora mesmo.
Só pessoas que param para “contemplar o belo”, como diz o autor Augusto Cury, conseguem também exercer a gratidão.


Mas saiba, posso te garantir que não precisa de nada muito mirabolante para expressar a sua gratidão.

Muitas pessoas deixam de fazer alguma coisa porque pensam que precisam de atitudes heróicas para realizar. No caso da gratidão, as coisas mais simples são as mais poderosas. Aprenda a sorrir. O sorriso abre portas, e desmonta qualquer pessoa que esteja armada contra você. Portanto aprenda a expressar a gratidão com seu sorriso.

Aprenda a expressar a gratidão com atitudes simples, além do sorriso, mostre-se grato às pessoas elogiando, uma simples palavra de incentivo muda completamente o dia e até mesmo a situação de uma pessoa.

E da mesma maneira que você é grato elogiando, o seja também quando receber os elogios. Muitas pessoas não sabem ser elogiadas, sentem vergonha, mas até para ser elogiado honrado precisamos ser humildes e saber receber.


Gratidão a si mesmo. Você faz isso?

Essa é uma outra atitude que você precisa praticar. Quantas coisas boas você já fez? Conseguiu concluir um curso, um projeto, um trabalho novo, o casamento, guia os filhos no caminho. Todas essas coisas são mérito seu. Muitas vezes Não somos gratos a nós mesmos. Exercer a gratidão sobre si é reconhecer que você foi capaz de muita coisa e que é capaz de muito mais. Agradeça a si mesmo.

Uma das coisas mais importantes de uma pessoa grata é saber viver no momento presente. Por causa da gratidão você consegue se libertar do passado e não vive na ansiedade do futuro, porque o hoje importa muito. É no agora que as principais coisas da vida estão acontecendo e a gratidão faz você enxergar isso de maneira muito clara.

Quando você decide viver dessa maneira, os processos da sua vida ganham um significado diferente, pois sendo grato a tudo, seja bom, seja ruim, ajuda a clarificar seu entendimento e entender que processos são para serem vividos.

Quando você vê dessa maneira, não importa em que momento você esteja, ou vencendo, ou aprendendo, você segue em frente porque sabe que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.


A gratidão abre os olhos para outra realidade.

Pode ser que algumas pessoas no seu lugar perguntem como é possível você ser tão agradecido, mesmo vivendo a vida tão difícil que vive.

Na realidade, as pessoas não percebem o poder transformador que a gratidão tem sobre qualquer vida.

Sua resposta deverá ser que você é grato, mesmo sendo tão difícil, porque hoje é assim, mas amanhã não será, hoje faz parte do processo, faz parte do aprendizado que está te preparando para ser muito melhor.

Algo que você ter em sua mente é que quanto mais gratidão você sente pelas coisas simples e pequenas, está se preparando para receber coisas cada vez melhores e maiores.


Lembre-se que a gratidão é uma mudança de mentalidade.

É desenvolver uma mente forte, poderosa e com um foco muito positivo. O que não significa que o foco positivo seja aquela alienação de que o mal não existe.

Pelo contrário, é viver positivamente apesar de todo mal que existe, de toda dificuldade que possa existir e enfrentar.
Uma pessoa grata coloca seu foco, como mencionado anteriormente, em solucionar uma situação, por isso foco sempre positivo.


Existem algumas coisas que você pode fazer para desenvolver o hábito da gratidão.

Você pode fazer um diário, anotar todos os dias os acontecimentos e dizer pelo que é grato diante daquela situação, mesmo que não seja boa, há sempre algo a aprender. Pode também apenas listar coisas da sua vida que te inspiram gratidão. Casa, família, trabalho, filhos, saúde, tudo.

Faça isso todos os dias até que sua mente seja mudada e esse sentimento de satisfação e gratidão seja tão normal na sua vida quanto o movimento de respiração, você nem precisa pensar para fazer.


Viva de propósito em gratidão.

Deixe que esse hábito transforme totalmente sua vida, sentimentos, emoções. Transforme sua vida pelo poder da gratidão.

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.