Corpo, alma e espírito – Como Viver em Equilíbrio.
Não dá pra falar em qualidade de vida sem falar das três esferas nas quais somos pautados. Espírito, alma e corpo.
Somos um ser trino, por essa razão fixa cada vez mais claro e mais necessário cuidar de cada um deles de maneira adequada.
Hoje em dia muitas pessoas se preocupam com a saúde do corpo. Além dos exercícios físicos existem uma série de vitaminas e suplementos para ajudar a manter a boa saúde do corpo. Porém é notório que as pessoas vem sofrendo muito mais de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras síndromes, mas por quê isso acontece? Vamos descobrir isso ao longo dessa leitura, fica comigo e você vai aprender mais sobre essa vida equilibrada.
Por que as pessoas cuidam tanto de uma e praticamente abandonam as outras esferas da vida?
Isso não é de agora.
Por um tempo as pessoas pensavam em cuidar da mente, então muitos filósofos surgiram, muitos movimentos intelectuais, artistas, músicos, investiam tanto em estudos, em praticar aquilo que forçava seu cérebro a aprender, eram mestres em tudo que faziam, e então a grande maioria desses mestres antigos morreram com doenças graves, como tuberculose, ou algum tipo de doença mental. Qual a lógica de tudo isso? E hoje? Totalmente o contrário, o culto excessivo ao corpo, horas e horas de academia para criar uma forma que não é natural, estão adoecendo na alma. Cada vez mais desenvolvem depressão, ansiedade, culpa.
E o espiritual? A esse deixa para as igrejas. Não tem nada ver com religião! Mas por pensar assim muitas vezes você deixa de buscar a sua conexão com a fonte, com o criador para alimentar o seu espírito.
Acontece que as três áreas precisam ser nutridas. O ser humano não precisa das três. Ele é as três.
Você precisa entender que existem certos “gatilhos” que quando acionados levam a distúrbios, problemas de comportamento e doenças emocionais.
Tudo que você faz é por hábitos. E se uma área ganha mais atenção que outra são os seus hábitos que fazem isso. Precisa começar a desenvolver novos hábitos, novas práticas que envolva movimentar as outras áreas. Acontece que o cérebro é um tremendo preguiçoso, ele faz de tudo para economizar energia e muitas vezes vai te impedir de começar algo novo só para não gastar energia. É por isso que muitas vezes você se preocupa apenas com uma das três áreas da vida, porque geralmente é a coisa que você mais gosta e que dá mais prazer e as outras que não são tão gostosas assim você negligencia.
Você sabe que falar do corpo não é só sobre atividades físicas? O corpo também fala de trabalho, busca por dinheiro, não que isso seja mau, mas está ocupando lugar demais na sua vida.
O que fazer então para conseguir equilibrar tudo isso?
1. Espírito:
só tem uma maneira de alimentar o espírito que é conectado ao Espírito de Deus. Ele é a fonte de toda a vida e estar Nele mantém o seu espírito alimentado. Não estou falando de religião e você nem precisa ir a uma igreja para ter essa conexão. Basta que você busque a Ele o tempo todo. É ter intimidade.
Como é a intimidade com Deus? É quando você e Ele se sentem confortáveis um na presença do outro e Ele pode te falar tudo que quiser e você igualmente a Ele. Você não precisa de uma receita milagrosa ou mágica para se conectar com Deus, precisa apenas de um coração bom.
Não mantenha em seu coração o ódio, a mágoa, o rancor, essas coisas funcionam como entulho e impedem o coração de sentir a voz do Espírito.
Certamente você já ouviu que “a boca fala do que o coração está cheio”, e é verdade.
Para que você tenha um coração segundo o coração de Deus precisa entender que seu coração não é depósito para ficar guardando coisas, precisa estar em constante renovação. Renove seu coração todos os dias.
2. Mente(alma):
pensamentos, sentimentos e emoções devem ser avaliados constantemente. Você precisa aliviar os seus pensamentos para que eles não alimentem seus sentimentos e se transformem em atitudes. Você precisa governar a sua alma. Na verdade precisa sujeitá-la ao governo do seu espírito, pois é dele que vem as respostas.
Sua alma precisa ser um canal livre e limpo porque ela é a comunicação do espírito com o corpo. Tudo que Deus fala ao seu espírito é traduzido pela alma e é o corpo que vai realizar.
Quando você cuida da sua alma você entende que não precisa da aprovação dos outros porque Deus já te aprovou.
Outra coisa que você precisa fazer é aprender, uma alma que não aprende vive dependendo dos outros. Faça um favor para você e não fique em lugares onde você não consiga aprender, você não merece isso.
Sua alma é um depurador, ela absorve todas as coisas e deve filtrar aquilo que realmente é útil para sua vida.
Não gaste suas energias emocionais inutilmente!
3. Corpo:
O corpo deve obedecer o que alma determina. Por essa razão sua alma não pode ser um depósito de lixo. Seu corpo vai receber as informações que vêm direto da alma e vai reproduzir em forma de ações.
Muitas vezes você está recebendo ordens do seu cérebro, pensando que é da sua mente, mas não é. O cérebro é extremamente preguiçoso e poupador de energia e não quer você faça nada de diferente, e quando você cede a ele seu corpo vai ficando cada vez mais parado e sua alma também vai tendo preguiça de seguir aprendendo porque você não faz nada com o que aprende.
Você precisa dar ordem para seu corpo e ele tem que se sujeitar. O corpo é a máquina que faz as coisas, quando você se obriga a tomar atitudes, a agir, você começa a transbordar o que tem e começa a se forçar a receber mais coisas novas. É assim que a multiplicação começa. Quando você toma decisões deixa o cérebro mais inteligente.
Para que você tenha uma vida plena precisa investir nessas três esferas da vida. Não adianta ter sobrando em uma das partes e deixar faltar nas outras.
Uma pessoa sábia não reage aos fatos, ela age antes que seja engolida por uma circunstância.
Na realidade, quando seus três níveis de vida estiverem alinhados e equilibrados todas as coisas fluirão naturalmente. Sua alma estando limpa consegue trazer facilmente as instruções para o corpo agir.
Quando você entende que todas as coisas juntas formam a totalidade da sua vida você percebe que não faz sentido algum deixar qualquer uma delas de lado.
A conexão com Deus é a primeira coisa para funcionar bem, depois vem o canal, a alma, precisa estar limpa, sem entulhos, você não tem que gastar sua energia com emoções que não valem a pena, quando o canal está completamente limpo a transmissão ao corpo é efetiva. Ele recebe todas as instruções e age conforme o que recebeu, não reage a um estímulo, e cria os estímulos para que fique cada vez mais forte e cada vez force mais o cérebro a buscar novas saídas.
Quando você cede a tudo que “não gosta” de fazer vai ficando preguiçoso. Troque o eu não gosto por não faz sentido para mim. A situação que você diz que não gosta te deixa escravo dela, você fica o tempo todo lembrando daquilo e carregando esse fardo.
Quando você está equilibrado nas 3 áreas da sua vida você entende que é livre, e quando você é livre, não se importa em perder suas energias com coisas inúteis.
De uma forma ou de outra, aprenda a investir em todas as áreas e troque as expressões negativas do seu cérebro para que ele receba da alma tudo que precisa fazer e o corpo dê todos os resultados que você deseja que ele dê.
É assim. Parece complicado, mas não é. Apenas comece a se desenvolver. No início vai exigir muita disciplina e até fazer as coisas por “obrigação”, mas conforme continua no seu processo de busca pelo equilíbrio vai percebendo que tudo fica mais fácil e leve e quando se der conta está vivendo uma vida plena, e uma pessoa que vive uma plenitude de vida não quer reter nada do que tem, e transborda sem medida em outras vidas, e começa a receber mais, porque é assim que funciona, é tudo questão de treino.
Foque em se desenvolver. O resultados certamente virão.